Capa do livro Escrita criativa e ensino II: diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária

Escrita criativa e ensino II: diferentes perspectivas teórico-metodológicas e seus impactos na educação literária

Adauto Locatelli Taufer; Diógenes Buenos Aires de Carvalho; Luiz Antonio de Assis Brasil; Paulo Ricardo Kralik Angelini

Editora: Bookwire

ISBN: 9786586476507

Edição/Ano: 1ª (2021)

Idioma: Português

Páginas: 132

Categoria(s): Educação


Descrição

Esta obra aborda como o "arriscar" e o "enfrentar abismos" parecem não fazer parte do cotidiano das escolas do ensino básico e superior, tal afirmação é feita por observar o engessamento das práticas de escrita desenvolvidas nesse locus, um contexto que está em pauta permanente por pesquisadores da leitura e da escrita, tanto no âmbito dos estudos linguísticos como no dos estudos literários. Em vista disso, o objetivo desta obra é promover, a discussão da inserção da Escrita Criativa como componente curricular é pertinente e oportuna, pois é nesse exercício de escrita que os voos com a linguagem produzem o fictício, acionando o imaginário, como propõe Wolfgang Iser.


Sobre o Autor

Adauto Locatelli Taufer
Docente no Colégio de Aplicação (UFRGS). Licenciado em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS.

Diógenes Buenos Aires de Carvalho
PESSOA FÍSICA Diógenes Buenos Aires de Carvalho MONITORAR NOME REMOVER INFORMAÇÕES EDITAR ATUALIZAR LATTES COMPARTILHAR Graduado em Letras/Português (UESPI), Especialista em Leitura e Produção de Textos (PUCMinas), Mestre e Doutor em Letras (PUCRS/CAPES). Realizou estágio de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL/UFPI). Coordenador do Grupo de Pesquisa LLER - Literatura, Leitura e ensino (CNPq/UESPI). Editor-chefe do periódico eletrônico Letras em Revista (UESPI/https://ojs.uespi.br/index.php/ler), Integrante do GT Leitura e Literatura infantil e juvenil da ANPOLL (Coordenador 2016-2020) e integrante da RELER ? Rede de Estudos Avançados em Leitura (Cátedra UNESCO de Leitura/iiLer ? Instituto Interdisciplinar de Leitura - PUC Rio) e do Grupo de Pesquisa A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas (UERJ).

Luiz Antonio de Assis Brasil
Autor de romances cujo cenário é, em parte, o Rio Grande do Sul, Assis Brasil divide seu tempo entre a escrita e as docências no programa e mestrado e doutorado em Letras da PUC-RS e na Oficina de Criação Literária da mesma universidade, a mais premiada oficina literária do Brasil, criada em 1985, e que já revelou nomes como Amílcar Bettega (Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira), Letícia Wierzchowski (A casa das sete mulheres), Cíntia Moscovich, Daniel Pellizzari, Michel Laub, Monique Revillion e Daniel Galera.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas