Capa do livro Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa

Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa

Bruno Pucci; Antônio A. S. Zuin; Luiz A. Calmon Nabuco Lastória

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9788574964720

Edição/Ano: ª (2023)

Idioma: Português

Páginas: 256

Categoria(s): Educação


Descrição

Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa é uma produção científica vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Educação. O livro reúne em si fontes da teoria crítica e também seus desdobramentos em nossa realidade. É significativa a publicação do ensaio de Adorno, “Teoria da Semiformação” — um de seus textos mais densos e fecundos sobre a formação — como carro-chefe do livro. Seguem-no instigantes ensaios educacionais e sociológicos. São dois os eixos temáticos que permeiam os capítulos: o primeiro, a íntima correlação entre “teoria crítica” e “inconformismo”. A teoria crítica, ontem e hoje, é, por constituição, contundente contra as ideologias e políticas que lesem de alguma maneira a pessoa humana. E nesse sentido o ensaio de Adorno é paradigmático. O segundo eixo mostra que a teoria desenvolvida pelos frankfurtianos pode ser atualizada e utilizada na análise de questões educacionais e culturais em tempos de capitalismo global.


Sobre o Autor

Bruno Pucci
Professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professor títular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Educação e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1C. Publicou vários artigos, livros e capítulos de livros.

Antônio A. S. Zuin
Antônio A. S. Zuin. Professor associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Doutor em educação pela Unicamp, com estágio doutoral na Universidade Johann Wolfgang Goethe, em Frankfurt, por meio do convênio Capes-Daad. Pós-doutor em filosofia da educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha. Assessor Fapesp, pesquisador CNPq 1C e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Educação

Luiz A. Calmon Nabuco Lastória
Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória. Doutor em psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); autor de Ética, estética e cotidiano (Ed. Unimep, 1995) e Psicologia sem ética? Uma reflexão histórica da psicologia a partir da ética (Ed. Unimep, 2004). Atua como docente na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba, e como psicanalista. Publicou diversos artigos em livros e periódicos especializados nos âmbitos da psicologia social, psicanálise, e filosofia.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas