Capa do livro Pragmatismo, teoria crítica e educação: ação pedagógica como mediação de significados

Pragmatismo, teoria crítica e educação: ação pedagógica como mediação de significados

Cláudio Almir Dalbosco

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9788574965192

Edição/Ano: 1ª (2024)

Idioma: Português

Páginas: 272

Categoria(s): Educação


Descrição

Os diversos ensaios que compõem este livro nasceram de diferentes ações acadêmicas empreendidas pelo autor, como aulas, conferências e orientação de alunos. A ideia de formação humana, e, mais precisamente, de processo formativo-educacional humano, é uma das noções de referência aglutinadora da obra. O que significa formar seres humanos e educar sujeitos num contexto de sociedades plurais e complexas é um dos grandes desafios educacionais atuais e que pode constituir o ponto de cruzamento de um diálogo produtivo entre filosofia e educação. Tomando como referência alguns aspectos conceituais do pragmatismo e da teoria crítica, a presente obra procura exercitar esse diálogo.


Sobre o Autor

Cláudio Almir Dalbosco
Cláudio Almir Dalbosco graduou-se em filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF/RS), especializou-se em epistemologia das ciências sociais na mesma universidade. Fez mestrado em filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e doutorado em filosofia na Universidade de Kassel/Alemanha. Atualmente é professor no curso de filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF/RS, pesquisador do CNPq, membro do Conselho Editorial da revista Educação & Sociedade, da UPF Editora, e parecerista de vários periódicos nacionais.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

Experimente nossa plataforma por 30 dias

Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.

Respostas para suas perguntas