Elba Siqueira de Sá Barretto
Editora: Editora Autores Associados
ISBN: 9788574965284
Edição/Ano: 2ª (2024)
Idioma: Português
Páginas: 264
Categoria(s): Educação
Descrição
As reformas educacionais têm sido secundadas por mudanças nas determinações legais sobre o currículo, que alteram o perfil dos cursos oferecidos e o peso relativo das disciplinas no seu interior. A tais reformas segue-se, via de regra, um esforço de renovação dos conteúdos curriculares, realizado pelos órgãos gestores dos sistemas de ensino, que nem sempre corresponde a uma renovação efetiva do seu tratamento nas escolas. As prescrições governamentais sobre currículo representam, no entanto, importante acervo de contribuições a ser levado em conta quando se procura entender as tendências que têm predominado no tratamento dos conteúdos veiculados pela escola. De algum modo essas prescrições buscam responder às demandas feitas às instituições escolares por parte da sociedade em face das transformações sociais, culturais e econômicas pelas quais esta tem passado. Além de veicularem certos valores compartilhados, as orientações curriculares constituem também instrumentos legitimadores de saberes e atitudes, capazes de referendar interesses de grupos e segmentos que disputam a hegemonia na área. Este livro se propõe a analisar as orientações curriculares prescritas oficialmente para o ensino fundamental no país, procurando contemplar aspectos da problemática mais ampla de que os currículos pretendem dar conta, e, ao mesmo tempo, examinar acuradamente a evolução do tratamento conferido às diferentes áreas do conhecimento escolar. Espera desse modo poder auxiliar no entendimento daquelas que são consideradas as atividades essenciais da escola. --- Elba Siqueira de Sá Barretto
Sobre o Autor
Elba Siqueira de Sá Barretto
Elba Siqueira de Sá Barretto : Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, instituição em que se graduou em Pedagogia e obteve os títulos de mestre e doutora em Sociologia. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Chagas, onde atuou como pesquisadora sênior e superintendente de educação e pesquisa. Foi também editora responsável por Cadernos de Pesquisa, periódico científico da área de educação. É coautora de três estudos sobre professores no país patrocinados pela Unesco e acolhidos pela Cátedra Unesco de Formação de Professores da Fundação Carlos Chagas, a saber: Professores no Brasil:impasses e desafios, 2009; Políticas docentes no Brasil: um estado da arte: 2011; Professores do Brasil: novos cenários de formação, 2019.
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