Capa do livro Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras

Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras

Elba Siqueira de Sá Barretto

Editora: Editora Autores Associados

ISBN: 9788574965284

Edição/Ano: 2ª (2024)

Idioma: Português

Páginas: 264

Categoria(s): Educação


Descrição

As reformas educacionais têm sido secundadas por mudanças nas determinações legais sobre o currículo, que alteram o perfil dos cursos oferecidos e o peso relativo das disciplinas no seu interior. A tais reformas segue-se, via de regra, um esforço de renovação dos conteúdos curri­culares, realizado pelos órgãos gestores dos sistemas de ensino, que nem sempre corresponde a uma renovação efetiva do seu tratamento nas escolas. As prescrições governamentais sobre currículo representam, no entanto, importante acervo de contribuições a ser levado em conta quando se procura entender as tendências que têm predominado no tratamento dos conteúdos veicu­lados pela escola. De algum modo essas prescrições buscam responder às demandas feitas às instituições escolares por parte da sociedade em face das transformações sociais, culturais e econômicas pelas quais esta tem passado. Além de veicularem certos valores compartilhados, as orien­tações curriculares constituem também instrumentos legitimadores de saberes e atitudes, capazes de referen­dar interesses de grupos e segmentos que disputam a hegemonia na área. Este livro se propõe a analisar as orientações curri­culares prescritas oficialmente para o ensino fundamental no país, procurando contemplar aspectos da problemática mais ampla de que os currículos pretendem dar conta, e, ao mesmo tempo, examinar acura­damente a evolução do tratamento conferido às diferentes áreas do conhecimento escolar. Espera desse modo poder auxiliar no entendimento daquelas que são consideradas as atividades essenciais da escola. --- Elba Siqueira de Sá Barretto


Sobre o Autor

Elba Siqueira de Sá Barretto
Elba Siqueira de Sá Barretto : Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, instituição em que se graduou em Pedagogia e obteve os títulos de mestre e doutora em Sociologia. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Carlos Chagas, onde atuou como pesquisadora sênior e superintendente de educação e pesquisa. Foi também editora responsável por Cadernos de Pesquisa, periódico científico da área de educação. É coautora de três estudos sobre professores no país patrocinados pela Unesco e acolhidos pela Cátedra Unesco de Formação de Professores da Fundação Carlos Chagas, a saber: Professores no Brasil:impasses e desafios, 2009; Políticas docentes no Brasil: um estado da arte: 2011; Professores do Brasil: novos cenários de formação, 2019.

Imagem de um rapaz de óculos, com um celular com fone de ouvido no pescoço, segurando alguns cadernos

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