Aquiles Tescari Neto; Mariana Perigrini
Editora: Lexikon Editora Digital Ltda - EPP
ISBN: 99786588871614
Edição/Ano: 1ª (2024)
Idioma: Português
Páginas: 192
Categoria(s): Educação
Descrição
“Este livro oferecerá a você, por meio de algumas das mais bem estabelecidas bases dos estudos linguísticos contemporâneos, as regras por trás das estruturas da norma de referência. Qualquer um que ler esta obra se surpreenderá, seja porque entendeu uma regra nova, seja porque descobriu uma maneira nova de analisar sua língua, seja porque não esperava que fosse possível encontrar um livro sobre esses assuntos que fosse tão bom de ler. Mas talvez uma das maiores surpresas seja entender que o português não é uma língua difícil, e que não faz sentido dizer isso.” (Renato M. Basso) Muitos brasileiros lamentavelmente olham com certo desconforto para a “gramática” ensinada nas escolas. A sensação é a de que os conteúdos de uma boa gramática de referência não lhes pertencem. Mas a criança ao entrar para a escola, já adquiriu as “regras” da língua que naturalmente usam em casa. Não haveria, então, justificativa para tanto desconforto em relação à “gramática” nas instituições de ensino. Este livro supre uma importante lacuna do mercado editorial: possibilita aos leitores uma compreensão das regras da “norma-padrão” — descritas nas gramáticas —, levando em conta o que os brasileiros já sabem sobre a gramática de sua língua. Tópicos como concordância (verbal e nominal), regência (verbal e nominal), emprego do acento grave indicador de crase, colocação pronominal, emprego da vírgula, dentre outros são explicados por comparação com o português que se aprende de casa, o que facilita o acesso do leitor às regras comumente descritas nas gramáticas tradicionais.
Sobre o Autor
Aquiles Tescari Neto
Aquiles Tescari Neto é professor no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde fez concurso de livre-docência em maio de 2024 para a área de “Teorias Linguísticas e Ensino de Língua Portuguesa”. Doutor em “Scienze del Linguaggio” (Ciências da Linguagem) pela Università Ca' Foscari di Venezia, Itália. Obteve o título de Mestre em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciou-se em Letras (português e italiano) pela Unesp/São José do Rio Preto. É editor da revista Cadernos de Estudos Linguísticos (ISSN 2447-0686) e autor de Sintaxe Gerativa: uma introdução à Cartografia Sintática (Editora da Unicamp, 2021). É sócio da ABRALIN e da International Association of Syntactic Cartographic Studies, de Macao, da qual é vice-chairperson. Suas áreas de interesse em pesquisas são: Cartografia Sintática, Sintaxe Comparada (sobretudo das variedades do português), Gramática Gerativa, ensino de gramática, norma e epistemologia da Linguística. Um detalhamento das atividades de seu grupo de pesquisa (registrado no CNPq), o LaCaSa, encontra-se no link: https://is.gd/LaCaSaUnicamp.
Mariana Perigrino
Mariana Perigrino é professora de língua portuguesa da Educação Básica. Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Forma e Funcionamento das Línguas Naturais, subárea de Gramática. Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência em Letras, Linguística e Educação, sobretudo na área de Teoria Gramatical, Sintaxe Gerativa, Ensino de gramática e de língua portuguesa. Integrante do LaCaSa (Laboratório de Cartografia Sintática: Pesquisa e Ensino), grupo que reúne estudantes e pesquisadores em Cartografia Sintática e ensino de gramática. Faz parte do ForMA (Núcleo de Estudos em Gramática Formal, Mudança e Aquisição), no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL - Unicamp), que congrega pesquisadores que desenvolvem investigações a partir de modelos formais para análise e descrição gramatical (fonologia, morfologia, sintaxe e semântica), mudança linguística e/ou aquisição da linguagem à luz de pressupostos gerativistas.
Descubra como nossa solução digital completa pode transformar suas leituras e estudos, com acesso a uma vasta coleção de recursos educativos ao seu alcance.